O que quer dizer “sangrar” o sistema de direção hidráulica?
Esse termo é utilizado, quando o mecânico realiza uma troca de qualquer componente de direção hidráulica, removendo o óleo parcial ou total. Após a substituição da peça com defeito, é necessário repor o óleo da direção, até que se remova todo o ar que está no sistema, para evitar ruídos e falta de óleo na bomba hidráulica.
Apesar de ser um procedimento relativamente fácil, é muito importante seguir o processo completo para “sangrar” o sistema de direção hidráulica. Infelizmente muitos mecânicos não realizam o procedimento completo, o que é um erro muitas vezes “fatal” para alguns modelos de carro, pois possuem sistema de alimentação longo e em outros casos são problemáticos pela sua própria natureza.
- 1º Passo O primeiro passo é o mais importante, pois se falhar nesse ponto, você pode danificar em segundos a bomba de direção hidráulica.
- Trabalhe sempre em dois mecânicos, um dentro e outro fora do carro.
- Mantenha as rodas dianteiras suspensas (no cavalete ou elevador) importante as rodas não terem nenhum tipo de peso.
- Encha o reservatório de direção hidráulica de óleo até a marca indicada de “máximo”.
- Com o carro ainda desligado, solicite ao outro mecânico (dentro do carro), que gire o volante de um lado para o outro, ou como chamamos de batente a batente (10 vezes para cada lado). O mecânico externo verifica o nível de óleo do reservatório, que vai ficando mais baixo. Complete o nível de óleo do reservatório novamente e repita esse processo algumas vezes até que o nível de óleo do reservatório da direção hidráulica se estabilize.
- 2º Passo Ainda com o carro suspenso, ligue o motor e deixe em marcha lenta sem girar o volante por pelo menos 10 minutos e se mantenha atendo ao nível de óleo se vai baixar. Em caso positivo continue completando com óleo hidráulico.
- 3º Passo Após o procedimento acima e ainda com o carro suspenso, verifique se o óleo se manteve no nível, comece a girar o volante de um lado ao outro (batente a batente) por cerca de 10 minutos. Lembrando sempre que o mecânico externo tem que ficar sempre atento ao nível de óleo, pois se ele perceber qualquer problema, será necessário desligar o carro imediatamente.
- Se após esse procedimento o sistema ainda apresentar microbolhas (deixando o óleo de cor esbranquiçada) é porque o sistema ainda está com ar “preso” o processo tem que continuar, pois não pode haver nenhuma bolha e o óleo tem que ficar estático e na sua cor original. Em alguns modelos como no Honda Civic, só o fato de movimentar mangueiras de direção hidráulica você já pode provocar entrada de ar “falso” pelas abraçadeiras, nesse caso sugerimos a troca de todas abraçadeiras de pressão pelo modelo de aperto, existentes no sistema de alimentação e retorno.
- 4º Passo Se foi identificado que não há mais bolhas de ar e o óleo já está completo, agora é o momento de colocar o carro no chão, repetindo o processo de girar o volante de um lado para outro (batente a batente) em torno de 10 vezes cada lado. Importante sempre acompanhar o nível do óleo.
- 5º Passo Se não há ponto de vazamento no sistema de direção hidráulica, se a sangria removeu todas as bolhas de ar e não há ruído, agora é só fechar o reservatório, realizar o alinhamento (se a caixa de direção hidráulica foi removida) e fazer o teste final de rodagem do carro.
ATENÇÃO: PROCEDIMENTO TEM QUE SER FEITO POR UM PROFISSIONAL QUALIFICADO E COM TENHA AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA O PROCEDIMENTO. CASO ISSO NÃO OCORRA E A PEÇA SEJA DANIFICADA, PERDE-SE AUTOMATICAMENTE A GARANTIA.
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